A cirurgia de catarata é o procedimento onde é removido o cristalino do olho que ficou opaco por conta da doença é retirado e substituído por uma lente intraocular para restaurar a visão perfeita do paciente.
A cirurgia pode ser realizada usando duas técnicas diferentes, a facoemulsificação que é conhecida como FACO e a extração extracapsular do cristalino ou EECP.
Qualquer mancha que surge no cristalino é chamada de catarata, mas a mais comum é a senil causada pelo envelhecimento natural do cristalino com o avanço da idade.
Na cirurgia realizada com a técnica da facoemulsificação é utilizada anestesia local, com o uso de colírios anestésicos para que o paciente não sinta dor ou desconforto durante o procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia o cristalino, que está com a mancha opaca, é aspirado e removido, então ocorre sua substituição por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos e permitindo a recuperação imediata da visão.
Já na extração extracapsular do cristalino, que é uma técnica pouco utilizada atualmente, ocorre a remoção manual total do cristalino e posterior substituição por uma lente intraocular rígida ou dobrável. Nesse tipo de cirurgia existe a necessidade de pontos e por consequência sua recuperação é mais demorada.
A cirurgia de catarata pode demorar de 20 minutos a 2 horas dependendo de qual método for adotado, e a recuperação leva em torno de um dia ou semana quando utilizado a técnica FACO e de 1 a 3 meses no EECP.
Durante a recuperação, a pessoa pode sentir sensibilidade à luz nos primeiros dias, além de um leve incômodo, como se tivesse um cisco no olho, no entanto, estes sinais devem sempre ser relatados ao oftalmologista durante as consultas de rotina para o controle da evolução.