Blefaroplastia é a cirurgia realizada para retirada do excesso de pele da pálpebra superior ou inferior e seu correto reposicionamento corrigindo a aparência de cansaço e envelhecimento do paciente, pode também ser realizada a retirada de gordura em excesso dessas áreas.
O procedimento visa restaurar a condição de normalidade das pálpebras em relação à quantidade de pele em excesso, bolsas de gordura salientes e posicionamento harmônico do contorno palpebral.
A retirada de bolsas de gordura e excesso de pele da região de forma controlada obedece a critérios priorizando as garantias da saúde ocular e do necessário fechamento palpebral perfeito, para a adequada proteção da superfície dos olhos.
O procedimento é indicado normalmente para pacientes após os 40 anos, devido ao aparecimento de sinais de envelhecimento por causa da perda de elasticidade da pele.
A Blefaroplastia é um procedimento que dura em média 40 minutos à 1h e é realizado com anestesia local. O médico delimita o local em que será feita a cirurgia, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas. Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e sutura os planos, sendo esse procedimento conhecido como blefaroplastia clássica.
Após o procedimento, a pessoa pode ficar no hospital por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, sendo depois liberada para casa com algumas recomendações que devem ser seguidas.